Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Educação e Capacitação para a Regulação e Gestão das Águas e Saneamento

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Uma iniciativa Enap

 

Na história do ProfÁgua, a ANA, desde 2009, amadurecia o desejo de ampliar e aperfeiçoar conhecimentos dos profissionais que atuam na gestão das águas, voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação dos profissionais que atuam na gestão das águas, com um ciclo mais elevado de estudos para desenvolver competências e habilidades para lidar com a diversidade de situações enfrentadas no dia a dia.  

Em 2015, a parceria foi formalmente iniciada, começando assim um novo e importante ciclo de conhecimentos e trocas que só se multiplicaram ao longo dos anos. O Profágua é um curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos realizado por meio de um Termo de Execução Descentralizada da ANA entre a ANA e a CAPES, que repassa o recurso ao Coordenador Geral do Programa, vinculado à Unesp Ilha Solteira, universidade responsável pela articulação e coordenação das demais 13 universidades associadas.  

O objetivo é proporcionar formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros.  

No Plano de trabalho, este objetivo se materializa no quantitativo de pessoas formadas (500 alunos) e produtos desenvolvidos (500 dissertações com produtos aplicáveis), bem como a produção de 36 objetos educacionais. 

 

Visite a página do Programa:  https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua  

Link para Topo