Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Educação e Capacitação para a Regulação e Gestão das Águas e Saneamento

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Uma iniciativa Enap

 

Participantes da oficina em videoconferência

 

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou a segunda edição da oficina Plano de Educação e Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento na última quinta-feira, 30 de março, de forma on-line. O treinamento foi realizado com foco na gestão das águas e no saneamento básico para 25 especialistas de sete países da América Latina e do Caribe com atuação em órgãos gestores de recursos hídricos: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, República Dominicana e Suriname. 

 

Essa iniciativa teve como objetivo estruturar o Plano de Educação e Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, que é voltado para os países latino-americanos e caribenhos. Tal documento apontará princípios, diretrizes e ações estruturantes a serem realizados na região com foco na educação e capacitação em ambas as temáticas. 

 

A produção do Plano tem sido realizada em conjunto pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Com foco em apoiar a capacitação técnica, institucional e jurídica para a gestão integral e o uso sustentável dos recursos hídricos nos países da América Latina e do Caribe. 

 

A partir desse trabalho, a ANA e a UNESCO buscam compartilhar conhecimentos nas temáticas de gerenciamento de recursos hídricos e melhorar a capacidade de resposta à sociedade. Com esse processo de planejamento, as instituições também visam a contribuir com os respectivos países, com base em suas próprias experiências e necessidades de formação, no reforço das produções existentes. Outro objetivo é contribuir para o desenvolvimento das iniciativas de educação e capacitação a fim de apoiar e enfrentar os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos e saneamento básico, considerando as mudanças climáticas e ambientais.

 

Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Raylton Alves

 

Fonte: ASCOM/ANA

 

Coordenação de Capacitação do SINGREH e do Setor de Saneamento
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5400
Link para Topo