Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Educação e Capacitação para a Regulação e Gestão das Águas e Saneamento

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Uma iniciativa Enap

cabecalho desenvolveRH 

 

 

 

Planejamento das ações de capacitação baseado no modelo de  Gestão por Competências

 

 

 

 

A capacitação é uma das estratégias de fortalecimento do SINGREH. A ANA tem investido esforços, envolvendo diversos atores do Sistema, para promover o planejamento de capacitação baseado na metodologia de gestão por competências.

Trata-se do projeto DesenvolveRH: Desenvolvimento de pessoas para a gestão de recursos hídricos baseado em competências, realização da ANA, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que tem as seguintes etapas: 

fuxograma desenvolveRH

 

 

 

ETAPA 1- DESCRIÇÃO DAS ENTREGAS/COMPETÊNCIAS

Na primeira etapa do DesenvolveRH foram elaboradas as ENTREGAS/COMPETÊNCIAS esperadas dos indivíduos que atuam em diferentes instituições e colegiados no SINGREH, considerando suas  instâncias executiva e colegiada, nas esferas nacional, estadual e da bacia hidrográfica:

 

entregas competencias

 

 

 

O resultado dessa etapa foi a identificação de onze grandes ENTREGAS/COMPETÊNCIAS para as instâncias executivas e nove entregas para as instâncias colegiadas do SINGREH. 

 

competencias tecnicas

 

Para cada entrega/competência elaborou-se uma descrição geral, que foi detalhada com descritor específico por função das pessoas na instituição (nível de complexidade). As funções consideradas foram essas listadas abaixo.

 nivel de complexidade

 

Conheça o documento na integra

ENTREGAS – INSTÂNCIA EXECUTIVA

ENTREGAS – INSTÂNCIA COLEGIADA

O trabalho dessa etapa envolveu os atores do SINGREH. O mapeamento das entregas/competências foi feito de forma coletiva, ouvindo diretores e servidores da ANA, além de outras instituições como Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Nacional e os Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, representantes de todos os 27 órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, dos comitês de bacias hidrográficas interestaduais e das entidades delegatárias das funções de agência de água.

ETAPA 2- LEVANTAMENTO DAS CAPACIDADES

A partir das ENTREGAS/COMPETÊNCIAS foram mapeadas as capacidades (conhecimentos e habilidades) necessárias para o alcance das respectivas entregas/competências. Nesse processo foram mapeados um conjunto bastante diversificado de áreas de conhecimento o que demandou uma organização desse conjunto de conhecimentos.

ETAPA 3 - ORGANIZAÇÃO EM BLOCOS TEMÁTICOS

Dessa forma, as capacidades foram organizadas em blocos temáticos de conhecimentos, denominados macrotemas, que agrupam temas, divididos ou não em tópicos. Essa organização gerou 11 grandes temas ou macrotemas. A partir desses macrotemas foram elencados os temas específicos que geralmente agrupavam dois ou mais tópicos de conhecimento relacionado ao tema. Ao todo foram descritos 64 temas específicos e elaborados 104 descritores para os tópicos.

 

TEMAS 

temas desenvolveRH

 

Conheça os cursos relacionados a cada um dos temas. 

 

 

 

 

 

 

Link para Topo